Home Política Em segunda passagem como primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu deixa o poder em Israel

Em segunda passagem como primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu deixa o poder em Israel

by João Pedro Martins

Benjamin Netanyahu, 71, não será mais o primeiro-ministro de Israel. Com a aprovação de um novo governo realizada neste domingo (14), o período de 12 anos do político à frente da liderança do país chega ao fim nesta que foi a segunda passagem dele pelo cargo. O membro do Knesset e líder do partido Likud esteve de 1996 a 1999 e de 2009 a 2021 como responsável da nação israelense.

Netanyahu não conseguiu formar um governo após as eleições de 23 de março, a quarta em dois anos. Agora, o milionário Naftali Bennett promete curar a nação num governo que inclui legisladores de esquerda, de centro e árabes, que ele agrupou com o líder de oposição Yair Lapid. 

“Obrigado, Benjamin Netanyahu por seu longo serviço, cheio de realizações em nome do Estado de Israel”, disse Bennett, de 49 anos, um judeu ortodoxo, que  será o premiê por dois anos antes de Lapid, um ex-apresentador de televisão, assumir o cargo. Como despedida, Netanyahu escreveu apenas  “amo vocês, obrigado!” em uma rede social.

Futuro e situação política atual

Apesar da mudança, existem poucas perspectivas sobre a resolução do conflito em Israel. Por parte dos palestinos não há muito otimismo, com Bennett provavelmente seguindo a mesma agenda de Netanyahu. 

Em comunicado oficial, o novo governo israelense disse que buscaria cooperar com o governo do presidente norte-americano Joe Biden. Porém, sobre o acordo nuclear de 2015 entre Estados Unidos e Irã, a gestão de Bennett disse que ele promete “oposição vigorosa” a qualquer retorno dos norte-americanos. 

You may also like

Leave a Comment