Home Cotidiano Belo Horizonte inicia vacinação contra gripe na próxima segunda-feira 12 de abril

Belo Horizonte inicia vacinação contra gripe na próxima segunda-feira 12 de abril

by Marcela Reis

A 23° Campanha Nacional de Vacinação contra os vírus Influenza, causadores da gripe começa nesta segunda – feira 12/04 e vai até 9 de julho, profissionais da saúde, grávidas e crianças de 6 a 11 meses e 29 dias serão as primeiras pessoas a serem vacinadas. Segundo a secretaria municipal, a meta é vacinar 90% do público. 

 Até o momento, Belo Horizonte recebeu 86,8 mil doses do Ministério da Saúde. Estima-se que cerca de 22 mil gestantes, 3 mil crianças e 105 mil profissionais de saúde sejam vacinados, diferente do que ocorreu no ano passado onde o programa Nacional de Vacinação iniciou com a imunização dos idosos. No ano de 2020 aproximadamente 1 milhão de pessoas foram vacinadas na capital mineira.

 As primeiras doses contra a gripe começa ser aplicadas nesta segunda (12), os profissionais da área da saúde serão imunizados nas próprias instituições onde atuam, já as outras pessoas deverão comparecer aos postos de saúde, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte a vacinação estará disponível em todos os centro de saúde, no horário normal de funcionamento, exceto as unidades de saúde que funcionam 24 horas. O recomendado é que as pessoas que tomaram ou que vão tomar a vacina contra o Covid- 19 devem aguardar 14 dias para se vacinarem contra a gripe.

A vacina contra a gripe (influenza) que está sendo adotada este ano (2021) no Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que tem proteção contra três cepas da influenza: H1N1, H3N2 e a linhagem B/Victorias. Já nos laboratórios da rede particular, está disponível também a vacina quadrivalente da gripe, que protege contra H1N1, H3N2 e dois tipos B.

Os horários disponíveis para vacinação e os endereços dos centros de saúde estão disponíveis no portal da prefeitura: https://prefeitura.pbh.gov.br/

You may also like

Leave a Comment