Home Cotidiano Formação promove acesso a conhecimentos políticos, cívicos e tecnológicos para jovens lideranças negras de Belo Horizonte

Formação promove acesso a conhecimentos políticos, cívicos e tecnológicos para jovens lideranças negras de Belo Horizonte

by Gabriel Barros

Inscrições para o Projeto Jovem Líder do Futuro vão até o dia 21 de julho e selecionados receberão ajuda de custo mensal de R$100

Entre os dias 13 e 21 de julho jovens negros e periféricos podem se inscrever para o Projeto Jovem Líder Futuro, uma iniciativa promovida pela Movimentação Juventude Negra Política em parceria com a Fundação Tide Setubal e que tem objetivo de transferir conhecimentos políticos, cívicos e tecnológicos e formar lideranças entre 16 e 29 anos.

Essa não é a primeira vez que a Movimentação realiza uma iniciativa como essa. Em 2019, após a aprovação em uma chamada pública realizada pela Plataforma Brasileira pela Reforma do Sistema Político, executada por ativistas da cidade e pela Movimentação Muitas, a edição que levou o nome “Jovens Negros pensando o Futuro”, promoveu três dias de imersão com 20 jovens de todos os territórios da cidade.

Comunicação e Política, Liderança e Autoconhecimento e Política na Prática, são os temas trabalhados em 2021, aproveitando o sucesso de 2019, que teve como produto final um documentário realizado a partir da imersão num evento de fechamento no Viaduto das Artes, no Barreiro.

Danilo Marques, criador do instagram Dos Olhos da favela e um dos participantes da primeira edição do Jovem Líder do Futuro, comenta que “Participar da imersão me fez olhar de forma mais real e urgente para questões que em algum momento eu sabia que deveria encarar de frente! Os conhecimentos adquiridos elevaram minha percepção estratégica do todo. Me permitiram organizar melhor os processos e causar muito mais impactos nas ações que organizei e também nas que participei, sendo mais efetivo e assertivo em todas elas.”

Para Gleidistone Antonio da Silva, publicitário e criador de conteúdo, e um dos facilitadores da imersão em 2019 ajudou a desenvolver algumas habilidades chaves. “Antes de iniciar a formação teve todo um trabalho com os facilitadores para pensarmos as atividades, como elas seriam, como poderiam se complementar a para que no final o pessoal pudesse sair com uma formação multidisciplinar, o que ajudou a desenvolver competências nos facilitadores. Além disso, a troca com as pessoas é muito grandiosa, tanto aquelas que participaram, como os próprios organizadores. Foi uma seleção muito especial. Não dava para sair nenhum dos dias sem se impactar de alguma forma com as vivências que cada um carregava”, ressalta.

Devido a pandemia de covid-19 ainda em alta no país, a segunda edição acontecerá totalmente online, começando no dia 11 de agosto. A formação é dividida em três unidades, sendo a primeira focada em levar os jovens a refletirem sobre si mesmos no mundo: com suas identidades, inseridas em um contexto social e político específico, com suas individualidades, habilidades e sonhos. A segunda unidade contempla informações sobre história, política e debates que instiguem os participantes a se entenderem como pessoas que podem interferir na realidade em que vivem. Na última etapa os participantes desenvolvem um projeto coletivo para exercitar os conhecimentos e habilidades adquiridas ao longo do processo. Os selecionados serão acompanhados por uma equipe de facilitadores que contribuirão para a jornada das lideranças.

A inscrição pode ser feita pelo formulário: https://bityli.com/jovemlíder até o dia 21 de julho.

A primeira etapa da seleção consiste em uma triagem dos inscritos realizada em uma banca interna para a escolha de 15 participantes. Os nomes dos escolhidos serão divulgados no dia 06 de agosto nas redes sociais da Movimentação Juventude Negra Política.

“O Brasil precisa de uma transformação social que inclua e seja liderada pela juventude negra. Belo Horizonte é uma das capitais mais importantes no sentido cultural, econômico e político. A criação de novos futuros só é possível, entretanto, ao se somar a educação com a ação concreta por parte dessas pessoas, que vão criando seus projetos, impactando outras vidas, multiplicando conhecimento, e, sem dúvida nenhuma, acreditando que elas são lideranças”, destaca João Víctor Martins Saraiva, integrante da Movimentação e coordenador do Projeto Jovem Líder.

Confira mais informações no edital do projeto. https://bityli.com/bEepF

Movimentação Juventude Negra Política

Criada em 2019, a Movimentação Juventude Negra Política tem o objetivo de transferir ferramentas cívicas, sociais e de comunicação para jovens lideranças negras das periferias de Belo Horizonte. Através das formações e encontros para diálogos, ativistas negros pautam a incidência política, a participação política cidadã, a ocupação proporcional de raça e gênero dos espaços de poder para o fortalecimento da democracia.

A Movimentação considera urgente que mulheres, indígenas, pessoas LGBT’s, negros e pessoas com deficiência ocupem esses espaços de tomada de decisão, para isso, articula com outros coletivos da sociedade civil, instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

A Movimentação considera urgente que mulheres, indígenas, pessoas LGBT’s, negros e pessoas com deficiência ocupem esses espaços de tomada de decisão, para isso, articula com outros coletivos da sociedade civil, instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=wt5WsO8p0aU

Site: http://www.juventudenegrapolitica.org/

You may also like

Leave a Comment