Home Cultura A poeta Lara de Paula declama poemas em “Live Poesia” neste domingo

A poeta Lara de Paula declama poemas em “Live Poesia” neste domingo

by Gabriel Barros
Imagem: Reprodução/Live Poesia

Criadora do conceito “arqueopoesia”, Lara de Paula, declama poesias neste domingo, 21 de março, às 18h, ao vivo pela plataforma Instagram.

Lara de Paula Passos - Imagem: Geraldo Pereira Jr
Lara de Paula Passos – Imagem: Geraldo Pereira Jr

Lara de Paula, escritora e poeta mineira, declama poesias ao vivo neste domingo, 21, às 18h, a data comemora o Dia Mundial da Poesia e o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Ela também convida, a escritora e mestre em literatura, Oluwa Seyi para uma conversa sobre a importância do dia para mulheres negras que escrevem.

Lara é mineira de Sete Lagoas e une sua formação em arqueologia à poesia, para propor um novo olhar para o mundo. A poeta explica que conceito de arqueopoesia nasceu como um olhar feminista afrocentrado para o universo arqueológico científico, mas que se estendeu para a escrita poética. “A
proposta é que a linguagem poética não seja utilizada apenas enquanto estética ou enquanto figura de apoio, mas realmente como a lente pela qual eu escolho falar sobre as coisas”, explica.

Lara ainda explica que é possível encontrar dentro da materialidade dos objetos e espaços em diferentes temporalidades, formas de se comunicar e conversar com os passados e o presente de uma forma poética. “É uma forma engajada, principalmente, afrocentrada de buscar conhecimento ancestral e que tem interesse em construir caminhos de cura”, finaliza.

Lara de Paula é mulher negra, setelagoana, cientista e escritora. Doutoranda em Antropologia – área de concentração em Arqueologia pela UFMG, buscando caminhos de cura ancestral a partir da Arqueopoesia.

Serviço:

“Live Poesia”

Data: 21 de março (domingo)

Horário: 18h às 19h

Link: https://www.instagram.com/arqueopoesia/

Confira também: Indicados ao Oscar não poderão participar da cerimônia via Zoom

You may also like

Leave a Comment