Home Esportes Minas é campeão da Superliga Feminina de Vôlei

Minas é campeão da Superliga Feminina de Vôlei

by Camila Toledo
Minas

Superando o Praia Clube no terceiro jogo das finais, o Minas se sagrou campeão nacional da temporada 2020/2021.

O Itambé Minas venceu o Praia por 3 sets a 2, com parciais de 25/17, 13/25, 12/25, 25/18 e 15/11. Com o resultado, o clube de Belo Horizonte fechou a sequência de três jogos com duas vitórias e ficou com a taça do campeonato.

O Minas soube aproveitar as peças que tinha para reverter o 2×1 imposto pelo Praia a partir de um segundo e terceiro sets em altíssimo nível pelo lado do clube de Uberlândia e com um apagão pelo lado do Minas. O time de sentiu a má passagem de Dani Cuttino, assim como a pobre distribuição de jogo de Macris a partir da marcação do Praia e do passe que simplesmente não existiu na maior parte dessas duas parciais.

A equipe de Paulo Coco, por sua vez, não tomou conhecimento do oponente nessas parciais, explorando a consistência de Fernanda Garay, do bom momento de Brayelin Martinez e das ótimas passagens de Claudinha pelo saque.

A reação

O técnico do Minas então teve de sacar a oposta titular para dar lugar à Camila Mesquita, que deu certa consistência ao time na virada de mesa no quarto e decisivo set. Cuttino, porém, retornou à quadra no momento em que o Minas foi melhor, para tentar dar vantagem ao clube da capital no bloqueio.

E funcionou! O tato de Nicola para dar confiança à jogadora a partir de um fundamento que ela domina (e que o time precisava) fez com que ela voltasse a virar bolas – importantes – a favor da equipe.

A outra americana, Megan Easy, começou a – finalmente – receber bolas em condições de atacar e foi indiscutivelmente importante para a vitória de seu time, sendo a maior pontuadora do jogo.

Outro destaque, porém não o menos importante, é a liderança que Thaísa exerceu em Saquarema quando o time precisava da injeção de ânimo para reagir e buscar o título: a bicampeã olímpica por várias vezes carimbou a quadra do Praia, mostrando extrema vontade de vencer e contagiando as colegas de equipe.

O tie break foi tenso: desafios e mais desafios. Cada ponto era minuciosamente examinado pelos olhos atentos de Nicola Negro e Paulo Coco. O Minas chegou a abrir 10 a 5 e viu o Praia encostar no placar logo em seguida, fazendo 13 a 10, mas o clube da capital manteve a mentalidade do quarto set e sagrou-se campeão da Superliga Feminina de Vôlei 20/21.

Premiações

O troféu Viva Vôlei da partida ficou por conta da levantadora Macris.

Já as premiadas da competição foram:

Melhor jogadora da competição (MVP) – Thaísa (Minas)

Seleção da Superliga:

Ponteiras – Fe Garay (Praia) e Pri Daroit (Minas)

Centrais – Thaísa (Minas) e Carol (Praia)

Oposta – Tandara (Osasco)

Líbero – Camila Brait (Osasco)

Levantadora – Macris (Minas)

Treinador – Nicola Negro (Minas)

Minas
Foto: Reprodução/CBV

You may also like

Leave a Comment